Renata Santos ensina passos de samba e avisa: 'Sou sambista, não oportunista'


Luiza Souto / Jornal Extra / Mulher
Ela desfilou todo o seu charme por 13 anos na passarela do samba carioca. Foram 10 como rainha de bateria da Santa Cruz e 3 da Mangueira. Com 31 anos de idade e muito samba no pé, Renata Santos agora alça outros voos, mas planeja volta ao samba.
- Daqui a pouco vou começar a frequentar alguma escola e sambar horrores - afirma Renata, destronada da verde-e-rosa no início de julho para dar lugar à Gracyanne Barbosa.



Renata conta que já andou recebendo convites para ser musa e destaque em algumas escolas, mas ainda não resolveu o que fará.
- Prefiro deixar quieto - desconversa a sambista, que costuma frequentar o Salgueiro, a Mocidade e a Porto da Pedra, onde desfilou por cinco anos.
Questionada se voltaria para a Mangueira, ela prefere mudar de assunto.
- Não sei. A gente tem que ir vivendo. Estou deixando acontecer. Estou vivendo, malhando para ficar bonitinha, me preocupando em estar bem comigo mesma. Mas ainda escuto muita gente da Mangueira, e fora também, torcendo para eu voltar a ser rainha. Quando eu me decidir eu revelo a vocês - adianta Renata, que posa toda linda na praia da Barra, com look de Ma Vinhaes.
Mas enquanto ela não samba horrores em nenhuma escola, aqui ela ensina como fazer bonito no carnaval. Confira as dicas de Renata no vídeo http://extra.globo.com/videos/t/noticias/v/renata-santos-da-dicas-para-quem-quer-sambar-bonito-no-carnaval/2113048/


Carreira de cantora
Focada na carreira de cantora, Renata conta que nunca planejou soltar a voz. Incentivada por professores da faculdade de teatro e pelo irmão, que é músico, ela gravou um CD no fim de 2010 e espera sair em turnê em breve:
- Os professores sempre falavam que eu tinha voz bacana. Em 2009, fiz parte de um grupo infantil chamado Blan, com mais quatro meninas. Ali, o empresário achou que eu cantava bem e me colocou como líder. A gente chegou a gravar, mas o grupo acabou. Aí meu irmão me deu uns toques para seguir esse caminho. Conversei com o Dj Robson Vidal e resolvemos gravar. Também fizemos um clipe ano passado. Então agora é batalhar, porque não é mole - afirma Renata, que é fã de Beyoncé e Rihanna.


Renata Santos dá dicas para quem quer sambar bonito no Carnaval. 

Veja o video 
http://extra.globo.com/videos/t/noticias/v/renata-santos-da-dicas-para-quem-quer-sambar-bonito-no-carnaval/2113048/





Mas Renata também parece estar empolgada com a carreira de atriz. Ela conta que fez um teste recentemente para o elenco de "Salve Jorge", novela de Glória Perez que substituirá "Avenida Brasil". Apesar de não ter passado, Renata diz que isso a animou.
- Não passei, mas foi bem bacana. Quando vai pintando (teste), eu faço. Já fiz participações em "Um só coração, "Celebridade", "Malhação" e "Avenida Brasil". Quem sabe um dia não consigo um papel legal? - suspira.
Neste momento, Renata lembra que ainda vê muito preconceito contra quem é do carnaval e segue a carreira de atriz. Mas ela garante que não liga para comentários maldosos e que é bem respeitada no meio.
- Estudei, tenho meu DRT. Sou sambista, não oportunista. A gente que é formada sofre preconteito. Mas isso vai da postura da pessoa.


Comentários